Atividades Semanais

O inconsciente é a política: conversa com-texto

O inconsciente é a política: conversa com-texto

8º. Encontro – 21 de novembro/2020

Caros colegas,

            No último encontro deste ano seguimos lendo juntos trechos de meu texto “O inconsciente é a política: fantasma e ideologia” (os trechos estarão na tela).

            “Ler o mundo tal como ele se desenha para nós em um contexto de transformações profundas e, portanto, conturbado e difícil” – esta frase, que está na chamada do encontro anterior, não deixa de soar agora algo pretensiosa. O contexto é de pós-eleições, o cenário é de terra arrasada e, no entanto, alguma coisa se move. Mas, justamente porque há uma mudança vertiginosa ao nosso redor, porque o tempo não para, porque a psicanálise é o tratamento do real pelo simbólico, porque uma escola é para a psicanálise, persistimos. Ao longo do ano, apresentamos algo da lógica com a qual trabalhamos no duro mister de lançar outra luz sobre o discurso corrente. Em momento algum tivemos, ou temos, a pretensão de esgotar o assunto, mas sim!, temos a pretensão psicanalítica de tocar a verdade que transporta o real no saber. E “o saber se apura ao jogar com a lógica”, por isso a lógica da linguagem, a lógica dos discursos, a lógica no fundamento da topologia para a psicanálise.

            Que os restos desse trabalho fecundem outras elaborações, eis a nossa aposta. Há muito a fazer.

            Desde já agradeço a cada um que contribuiu com sua presença, sua interlocução e seu trabalho para a sustentação desse lugar de investigação.

                E assim, ainda uma vez, aguardo vocês,

BH – elisa arreguy maia

P.S.1

Em conformidade com a orientação da escola, peço que os colegas se inscrevam para frequentar o seminário, através de um e-mail, com Rute, nossa secretária (aleph.psicanalise@gmail.com).

O link para entrada na plataforma será enviado na sexta-feira, dia 20, pela manhã.

P.S.2

Aqueles que quiserem frequentar pela primeira vez devem entrar contato comigo para agendarmos uma breve conversa.