Atividades Semanais

Seminário de Leitura de Freud

Caros colegas,

            “[…] Estou iniciando um segundo [ensaio] com o misterioso encabeçamento de ‘Para Além do Princípio de Prazer’. Não sei dizer se se deve à friorenta  primavera ou à dieta vegetariana o fator que me faz tão produtivo”.

Com este tom, Sigmund Freud anuncia o artigo que foi publicado em 1920.  No entanto, seu senso crítico se faz notar 15 dias mais tarde:

            “[…] Muito do que estou dizendo nesse ensaio é bastante obscuro, e o leitor deve  avaliar a coisa da maneira que puder. Por vezes não se pode fazer de outra maneira. Mesmo assim, espero que você há de encontrar neste trabalho muita coisa  interessante”.

E um pouco mais à frente, com outro humor, admite: “Muitos haverão de balançar a cabeça diante deste ensaio…”

“Obscuro”, mal compreendido à sua época, instigante e ao mesmo tempo esclarecedor, o ensaio – passados 100 anos – ainda nos convoca ao trabalho e nos incita a acompanhar com atenção a “torção” que promove na teoria e na clínica psicanalítica.

Diante disto, estamos propondo que, na quinta-feira, dia 05 de novembro próximo, às 20:30h, o espaço do Seminário de Leitura de Freud seja dedicado a uma homenagem a este artigo tão rico em seus aportes – tanto no que diz respeito à teoria das pulsões, quanto aos desafios clínicos ligados à compulsão à repetição; tanto no que diz respeito à teoria das neuroses, quanto ao manejo da transferência, o brincar e o sonhar… E sobretudo, no que deixou como pedra de espera a provocar contribuições.

Entre estas, com alegria, contamos com a leitura de um trabalho de Ana Maria Portugal[1], nossa colaboradora neste seminário e abrimos a discussão para os membros do Aleph – Escola de Psicanálise e para todos aqueles que se sentirem concernidos pela importância da data.

[Para participar basta acessar o link: https://us02web.zoom.us/j/87533767283?pwd=RHB3aHFPQnJ0b3JicXB4M2FTQ01nUT09

ID da reunião: 875 3376 7283
Senha de acesso: 646286 ]

Atenciosamente,

C. do Seminário de Leitura de Freud.

[1] Psicanalista, membro da Escola Letra Freudiana do Rio de Janeiro