Atividades Semanais

Seminário de leitura de Freud

Prezados colegas,

No nosso próximo encontro, daremos continuidade à leitura do capítulo 3 de “O Eu e o Isso”, quando Freud, a partir do Édipo,  vai definir o Eu como um precipitado do produto das identificações materna e paterna, combinadas com intensidades diferentes. É também, a partir do Édipo, que será instaurado o Ideal do Eu ou o Super Eu. Cabe lembrar que, ainda nesse texto, Freud faz a distinção entre essas duas instâncias.

Gostaríamos de enviar aos colegas o comunicado da Direção do Aleph, sobre   um novo modo de funcionamento do seminário, decidido em assembleia:

Em agosto deste ano de 2020 inteiramos 5 meses de isolamento imposto pelo advento da pandemia de CORONA-VÍRUS. Neste período, o Aleph-Escola de Psicanálise vem sustentando uma agenda precisa no trabalho de Ensino e Transmissão.

Um esforço redobrado foi necessário para adequar o formato e a linguagem a essas novas contingências. Concomitante a esse empenho, desde a segunda quinzena de março, o pagamento dos diversos seminários e atividades da Escola foi suspenso, franqueando a participação para todos os interessados.

Transcorrido o tempo e apuradas as condições de continuidade do trabalho, o Aleph-Escola de Psicanálise comunica a retomada da rotina de pagamento das atividades a partir do mês de setembro (do dia 20/09 em diante), ainda na modalidade remota. Para tanto, o interessado em participar das atividades da Escola deverá manifestar seu desejo através de e-mail endereçado a aleph.psicanalise@gmail.com explicitando os espaços que tem intenção de frequentar (mesmo no caso de participantes antigos). Este e-mail terá a função de atualizar sua inscrição de Escola. E norteará o trabalho de acolhimento pelas coordenações de seminários e outros espaços do Aleph.

A agenda de atividades da Escola está disponível pelo site www.aleph.psc.br ou, para maiores informações, pela secretaria em horário de expediente*, no telefone (031)3281-9605.

Os interessados receberão resposta por e-mail confirmando sua inscrição, bem como as orientações para o pagamento relativo à sua participação.

Para o seminário de leitura de Freud, aguardamos as inscrições dos participantes, já nos colocando  disponíveis para atender a qualquer dificuldade que venha a surgir.

Dia 01 de outubro às 20:30h

Esperamos vocês!

Ana Maria Portugal

Cristina Holzinger

Licia Dias

Mônica Belisário