Atividades

Projeto Circuito para Formação Permanente – PCFP

O Projeto Circuito para Formação Permanente é uma das atividades propostas pela política de ensino e transmissão da Escola – uma formação permanente em circuito. Teve início em 2016 a partir de um movimento que implicou a presença daqueles que se aproximam de uma Escola e da Psicanálise.

Projeto Circuito para Formação Permanente – a preposição “para” no nome desse espaço cumpre uma função que indica uma aposta em direção à formação permanente, fundamento de uma escola de Psicanálise. Essa aposta se renova a cada temporada que se inicia, configurando um “projeto” que é sempre atual.

O tema de cada temporada é efeito da escuta de questões trazidas pelos participantes. Essa escuta é feita, sobretudo, numa “roda de conversa”. Entre uma temporada e outra são colhidos os restos que relançam o trabalho. A duração de cada temporada é “sem calendário garantido”; mas nem tão livre, uma vez que é determinada pela pulsação do trabalho.

A investigação acerca da estrutura e suas implicações clínicas está em andamento desde 2020. No entanto, reservada a singularidade do percurso de cada um, tanto aqueles que acompanharam essa temporada desde o início quanto os que estão chegando agora constatam que, ante o não saber, importa
que o sujeito se coloque a trabalho. Afinal, a teoria que concerne ao campo da práxis jamais abolirá o não saber.

Isso está posto desde a regra fundamental da associação livre e sua contrapartida do lado do
analista. Em “Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise” (1912), Freud chama atenção para que o analista evite selecionar o material que irá escutar, pois, do contrário, só escutará o que ele já sabe.

Os interessados deverão se dirigir à secretaria da Escola pelo telefone 3281-9605.

Frequência: semanal, às sextas-feiras.

Horário: das 10h30 às 12h.

Local: plataforma Zoom com o link enviado por e-mail, aos participantes, semanalmente.

Início: 26 de fevereiro de 2021.

Coordenação
Bethânia Pena dos Santos
elisa arreguy maia
Graça Curi
Jeanne D’Arc Carvalho
Leila Mariné Guimarães
Lícia Mara Dias

Confira o Projeto Circuito para Formação Permanente em “Atividades da Semana”