Comissões . Comissão Biblioteca Sigmund Freud

BIBLIOTECA SIGMUND FREUD

A Biblioteca Sigmund Freud contém obras adquiridas e doadas e acompanha a história e o movimento do Aleph – Escola de Psicanálise.   Nosso acervo está revisado, atualizado e catalogado e é constituído, principalmente, de títulos psicanalíticos:  obra completa de Freud em alemão, português e espanhol; seminários de Lacan em português e francês; CarnetsÉcole de psychanalyse Sigmund Freud, incluindo os de 2019; Transfinitos; Revistas da Letra Freudiana; dicionários, monografias, dissertações, dentre outros.

A maioria dos títulos pode ser considerada rara e especial, em parte devido à dificuldade de aquisição (custo e disponibilidade para compra) e/ou indisponibilidade em outras bibliotecas.

O site da biblioteca – alephpsc.i10bibliotecas.com.br – permite a pesquisa por título e autor das obras incluídas, o que poderá ser feito pelos membros, com usuário e senha. O item ‘+pesquisa’ disponibilizará textos extraídos de canais da web totalmente gratuitos.  O sistema de catalogação utilizado ainda encontra-se em construção. Pretendemos também, em 2020, concentrar nossos esforços na Biblioteca Digital.

Atentos à preservação desse acervo, assumimos o compromisso de permitir a consulta local aos membros ou participantes do Aleph – Escola de Psicanálise. Dessa forma, o empréstimo domiciliar não será autorizado.

Mantemos nosso compromisso de colocar à disposição nossa memória registrada para que, em seu turbilhonamento, novos saberes, novos escritos possam nos enriquecer.

 

COMISSÃO DE BIBLIOTECA

Gêisa de Carvalho Silva Ferreira
Vera Lídia Sales Mourão