Comissões . Clínica Aleph

O espaço “Conversando sobre Ⱥ Clínica”, iniciado no ano passado, como desdobramento de trabalho da Clínica Aleph, acolheu experiências e questões suscitadas no trabalho clínico, contando com a participação da Comissão de Discussão Clínica. Concluímos que “a discussão clínica, como lugar de transmissão, impõe-se como comunidade de experiência e sempre parte de um fragmento” (Comissão de Discussão Clínica – Agenda Aleph, 2018).

A conversa sobre a clínica motivou o surgimento de fragmentos clínicos que partiram da leitura de textos propostos pelos presentes nas reuniões. Como fruto dessa experiência, convidamos, neste ano de 2019, os membros que desejarem trazer um caso clínico para discussão, um fragmento de escuta, uma escrita sobre a função psicanalisante, a realizar esse enodamento entre a Discussão Clínica e a Conversa sobre Ⱥ Clínica, fundando, a partir do significante comum “clínica”, uma nova forma de trabalho.

Aprendemos com Freud que o avanço da psicanálise só se dá verdadeiramente quando algo da experiência se transmite através de seus impasses. A discussão clínica, como lugar de transmissão na Escola, constitui um princípio ético de sustentação da causa analítica. Um ponto de intensão e extensão se depura ao propormos a possibilidade de acolher um sujeito que procure a Escola para um atendimento ou a possibilidade de acolher o trabalho clínico de algum membro que deseje construir um saber analítico junto aos colegas de Escola.

Assim, nessa nova proposta da Clínica Aleph, duas frentes de trabalho são enlaçadas: 1. uma que se dispõe a acolher pessoas que demandam uma análise ou analistas que buscam supervisão; 2. outra que propõe um espaço de estudo de textos, apresentação de casos ou fragmentos clínicos, trazidos exclusivamente pelos membros da Escola.

Os interessados em atendimento ou em supervisão clínica deverão fazer contato inicial com a secretaria do Aleph.

Os membros interessados em apresentar um caso ou um fragmento clínico deverão fazer contato direto com um dos coordenadores da Clínica Aleph.

Essa é a nossa aposta: que o significante “clínica” convoque e apure o desejo do analista!

Frequência: mensal, às segundas quartas-feiras de cada mês.
Horário: das 20:30 às 22:00
Local: Aleph – Escola de Psicanálise
Datas: 13 mar; 10 abr; 8 maio; 12 jun; 14 ago; 11 set; 9 out; 13 nov; 11 dez.

CORDENAÇÃO
Elisa Maria Montenegro Carvalho Ary (Fortaleza)
João Carlos Martins
Maria Regina F. Cardoso
Sônia Leão Henriques
Thales Siqueira de Carvalho

Colaboração
Leila Mariné Guimarães