Comissões . Comissão de Cartel

O cartel é um dos dispositivos de formação proposto por Lacan e um dos pilares de sustentação e de ingresso em uma escola de psicanálise. Nessa lógica, a Comissão de Cartel participará, em interseção com as Comissões de Ensino e Direção, da função de acolhimento daqueles que se dirigem ao Aleph – Escola de Psicanálise.

A partir de um tema escolhido, em torno do qual se reunirão os cartelizantes que nele se inscreverem, o cartel abre uma via de desacomodação dos efeitos imaginários, na medida em que presentifica a função de um vazio fundante que faz romper com o ideal das formações de grupo. O “mais-um” é o operador desse turbilhonamento ao exercer a função de provocar um furo no saber, descompletando um todo e fazendo valer a experiência do Real. A aposta, a partir daí, é a de que algo de um saber próprio ao sujeito possa emergir em produção, retornando como laço de trabalho para a escola.

A possibilidade de participar de um cartel é aberta a todos que se interessam por temas relacionados à psicanálise, sejam psicanalistas ou não.

Com reuniões mensais a partir de março, essa comissão, trabalhando com a lógica de cartel, se propõe a acolher as questões daqueles que se interessam por esse trabalho, promovendo trocas de experiências, discussões e estudo de textos.

As inscrições de temas ou de interesse por trabalhar algum dos temas que já constam na lista “Procura-se cartel” são feitas na secretaria do Aleph (via telefone ou e-mail). A lista “Procura-se cartel” está afixada no quadro de avisos da sede e circulará, juntamente com a lista de presença, nas atividades da Escola.

A comissão entrará em contato com os inscritos em determinado tema, quando se atingir o número mínimo de três, para que possam escolher o “mais-um” e iniciar o trabalho.

Frequência: mensal, segundas terças-feiras de cada mês
Horário: das 20:30 às 22:00
Local:  Aleph – Escola de Psicanálise
Datas: 12 mar; 9 abr; 14 maio; 11 jun; 13 ago; 10 set; 8 out; 12 nov.

Reunião intercartéis: 11 de junho

Jornada de cartéis: 10 de setembro

 

COMISSÃO DE CARTEL
Gêisa de Carvalho Silva Ferreira
João Carlos Martins
Luciana Schmidt Amaral