Comissões . Comissão de Direção

Diante dos grandes desafios expostos a partir da emergência de uma pandemia, que já se encontra em seu segundo ano, a Psicanálise se apresenta como uma referência teórica e clínica ante as demandas que surgem e às mais diversas propostas terapêuticas em oferta.

Agora, mais do que nunca, faz-se necessário relançar os espaços da Escola, em um trabalho de implicação renovada à causa analítica, ao acolher a pergunta “o que é Psicanálise?” e reafirmar a práxis analítica. Como lidar com esse Real que nos interpela? Disso não recuamos, ao contrário, fizemos de nossa experiência de Escola a base em que uma transferência de trabalho com a Psicanálise pôde vigorar (e segue vigorando), com o esforço que o trabalho on-line requer.

Citamos Lacan, na Proposição de 9 de outubro:

“Para introduzi-los nisso, eu me apoiarei nos dois momentos de junção do que chamarei neste arrazoado, respectivamente, de psicanálise em extensão, ou seja, tudo o que resume a função de nossa Escola como presentificadora da psicanálise no mundo, e psicanálise em intensão, ou seja, a didática, como não fazendo mais do que preparar operadores para ela. Esquece-se, com efeito, sua pregnante razão de ser, que é constituir a psicanálise com uma experiência original, levá-la ao ponto em que nela figure a finitude, para permitir o a posteriori, efeito de tempo que, como sabemos, lhe é radical”.
(LACAN, 1967:251, Outros Escritos).

A “função Direção”, na Escola, faz ressonância às demandas e propostas dos diversos espaços, ao apontar a sustentação de uma superfície moebiana de formação permanente, com a abrangência e a singularidade produzidas pelo desejo de cada um e pelo coletivo dos analistas.

Este ano, nossa jornada, assim como seu tema, serão definidos a partir de discussões com as coordenações dos espaços de trabalho do Aleph. Uma aposta que contempla uma outra modalidade de composição da coordenação desse acontecimento anual, que definirá como a Escola se fará presente na cidade, em sua XXVI Jornada de Trabalho.

Bem-vindos!

Comissão de Direção
Silvia Myssior
Mônica Belisário
Jeanne D’Arc Carvalho
João Carlos Martins