Comissões . Comissão do Passe

PASSE

O Passe é um dos dispositivos fundamentais da comunidade que se propõe Escola – uma escola para a psicanálise –, e assim vem sendo sustentado por Aleph – Escola de Psicanálise.

Inventado por Lacan, o Passe é uma aposta em uma experiência para a verificação da passagem do analisante a analista. Para franquear a possibilidade dessa experiência a Escola tem constituída sua Comissão do Passe, que se encarrega do encaminhamento dos pedidos daqueles que queiram se lançar na experiência dessa verificação. Uma experiência em que se possa construir o saber que acede ao real, a cada vez, a cada passe.

A sustentação do Passe implica de modo discreto, mas radicalmente, cada membro da Escola. A indicação dos passadores, tarefa dos membros, segue interpelando a clínica de cada um.

Consideramos de fundamental importância para a Escola a sustentação de um lugar de onde possamos seguir indagando: Por que o passe? Qual é o seu funcionamento? Para isso a Comissão do Passe do Aleph – Escola de Psicanálise vem, em 2020, renovar o convite para os encontros de estudos sobre estas e outras tantas questões que o dispositivo proposto por Lacan suscita.

Faremos a comunicação sobre a data de cada encontro ao longo do ano de 2020.

COMISSÃO DO PASSE