Comissões . Comissão do Passe

O passe é um dos dispositivos que sustentam uma escola de psicanálise, tal como proposta por Lacan. O Aleph – Escola de Psicanálise mantém uma Comissão que franqueia a possibilidade dessa experiência.

O dispositivo do passe, um dos pilares de uma Escola, é uma consequência da afirmação:  “o analista se autoriza dele mesmo” e foi, à época, uma invenção de Lacan para retificar distorções trazidas pelos mal-entendidos provocados por essa máxima e por outros princípios que organizam o corte que produz a Escola. O dispositivo do passe vem, também, sustentar o enfrentamento do real do grupo em seu insistente retorno na coletividade formada por analistas.

O passe não é questão apenas daqueles que desejam passar por sua experiência, mas diz respeito a cada um que se implica na Escola como lugar de trabalho e de transmissão.

A Comissão do Passe do Aleph – Escola de Psicanálise renova, em 2019, seu convite para os encontros de estudo sobre o passe. Por que o passe? O que é e como funciona o passe? Estas e outras questões relativas a esse dispositivo fundamental para uma escola lacaniana de psicanálise serão debatidos por nós. Os encontros serão abertos à comunidade psicanalítica.

Em breve serão divulgadas as datas.

Aguardamos vocês.

Comissão do Passe