Eventos

XXIV Jornada do Aleph – Escola de Psicanálise

XXIV JORNADA DO ALEPH – ESCOLA DE PSICANÁLISE
“AGRESSIVIDADE E SEUS DESTINOS.”

8 e 9 de novembro de 2019

 

“De acordo com nossa hipótese, as pulsões humanas são de apenas dois tipos: aquelas que tendem a preservar e a unir – que denominamos ‘eróticas’ […] e aquelas que tendem a destruir e matar, as quais agrupamos como pulsão agressiva ou destrutiva […].” A pulsão destrutiva “merece ser denominada pulsão de morte, ao passo que as pulsões eróticas representam o esforço de viver”. (Freud, “Por que a guerra?”, 1933)

“A agressividade se manifesta numa experiência que é subjetiva por sua própria constituição. […] A agressividade é a tendência correlativa a um modo de identificação a que chamamos narcísico e que determina a estrutura formal do eu do homem e do registro de entidades característico de seu mundo.” (Lacan, “Agressividade em psicanálise”, 1948)

A XXIV Jornada do Aleph – Escola de Psicanálise tem como tema “Agressividade e seus destinos”. Como efeito dos trabalhos do ano anterior, colhemos as seguintes questões: que papel atribuir à agressividade na economia psíquica? Como abordá-la? Quais suas manifestações?

Desde a estruturação do sujeito, a agressividade se acha ligada a um modo de identificação narcísica e formadora de um eu. Sendo constituinte do mal-estar, a agressividade pode se fazer presente em diferentes manifestações sintomáticas.

Norteados pelo tema, convidamos vocês a trilhar esse caminho conosco.

Vamos ao trabalho!

 

Comissão da XXIV Jornada
Flávia Coutinho
Henrique Dias Nascimento A. Alves
Margarida M. Coelho Chaves (coordenação)
Maria Augusta Friche
Maria Inez F. L. de Figueiredo
Milton Ribeiro Sobrinho
Patrícia Cristina do Nascimento Freitas