Eventos . JORNADA ALEPH

Cartas ao Outro

Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2019.

 

Caros colegas (membros e participantes inscritos),

a Comissão da XXV Jornada do Aleph – Escola de Psicanálise trabalhou na depuração da direção apontada na assembléia do dia 23 de novembro de 2019, a partir da conversa ao redor dos efeitos da última Jornada,  AGRESSIVIDADE E SEUS DESTINOS.

O primeiro movimento do trabalho em Comissão foi entender que os dois apontamentos da assembléia – trauma e identificações – não eram opções de uma escolha.

A escolha já havia sido feita, tanto pela intervenção da Sandra, no sentido de que a Escola deveria escutar a insistência  do conceito de identificação durante a última Jornada, quanto do conceito de trauma, que, mesmo pouco falado ali, foi escutado por Leila com a aquiescência de outros colegas. Caberia à Comissão articular o que se exigia a partir da escuta de ambas: da identificação ao trauma, que insiste no silêncio.

A primeira abertura veio com a hipótese de que a identificação primeva tornava possível a inscrição psíquica do trauma, e, como sabemos também, possibilita o advento de outras identificações.

Tendo sido ainda lembrado, naquela assembléia (de 23.11), que a Escola já havia feito uma Jornada com o tema da Identificação, resolvemos revisitar o que já está escrito e publicado pelo Aleph, a partir de então.

Ao instaurar um retorno ao já escrito encontramos um novo caminho a se inscrever.

Em um dos escritos – o de Leila Mariné – que se encontra em Transfinitos 0 e que se chama  “Sobre a Identificação “, colhemos um significante pautado por Lacan:  “A sombra do trauma”.

Concluímos que estaria aí um estreito caminho de articulação entre o trauma e a identificação.

Então, é com entusiasmo  que comunicamos à Escola o nome de nossa XXV Jornada:

sombra do trauma e a identificação. ”

O enigma é intrínseco à interpretação psicanalítica.  Esperamos que esse nome, próprio da Jornada,  cause o trabalho de sua construção.

Cordialmente,

 

Comissão da XXV Jornada do Aleph – Escola de Psicanálise.

Elisa Maria Montenegro Carvalho Ary

Gêisa de Carvalho Silva Ferreira

Joaquim Lavarini

Lúcia de Fátima Mota Sampaio de Paula Freitas

Mauro Cordeiro Andrade

Sílvia Grebler Myssior

Sônia Leão Henriques

Vanda Pignataro Pereira