Seminário de Leitura de Freud
“É também surpreendente que a identificação é parcial, altamente limitada, tomando emprestado apenas um único traço da pessoa-objeto.” (FREUD, 1921)
O Seminário dará continuidade à leitura do texto freudiano articulada às indicações feitas por Lacan no Seminário 19, …ou pior. Prosseguiremos com a experiência de ensino e transmissão enodando os dois seminários – o que ressoa do ensino de Lacan aponta a trilha a ser seguida em Freud.
Nesta perspectiva, pretendemos fazer inicialmente a leitura do capítulo VII – A Identificação – do texto “A psicologia das massas e análise do eu”, de 1921, e na sequência, faremos a leitura de outro texto: “O problema econômico do masoquismo”, publicado em 1924. A escolha do primeiro deve-se à menção feita por Lacan, na lição de 15 de março de 1972 (…ou pior), à expressão einziger Zug, traduzida por ele como traço unário. Destaca-se aí o Um como marca do gozo, traço único de repetição de uma satisfação perdida. A operação de identificação se dá por um traço específico, singular.
O segundo texto de Freud que pretendemos fazer a leitura é de 1924 e faz 100 anos. Sua escolha deve-se à problematização ali contida na abordagem da pulsão, do gozo e da fantasia, referências trazidas também por Lacan ao longo do Seminário 19. “Assim, o masoquismo moral vem a ser testemunha clássica da existência da mistura das pulsões. Sua periculosidade advém do fato de provir da pulsão de morte e corresponder àquela parte desta que escapou de ser voltada para fora como pulsão de destruição. Mas como, por outro lado, ele tem a significação de um componente erótico, a autodestruição da pessoa não pode ocorrer sem satisfação libidinal.” (FREUD,1924)
A atenção à tradução permanecerá como chave de leitura fundamental no nosso trabalho.
Referência Bibliográfica Complementar:
PORTUGAL, A. M. A IDENTIFICAÇÃO tradução e leitura comentada do capítulo VII, “Die Identifizierung”, de Massnpsychologie und Ich-analyse, de Sigmund Freud in: Revista Transfinitos Ano I nº 0, (1999).
VIDAL, E. A identificação, uma opacidade real
in: Revista Escola Letra Freudiana
– Identificação Ano XXXVI – nº 49 (2017)
Frequência quinzenal, às quartas, 20h30 às 22h
Datas:
Março: 13,27,
Abril: 10,24,
Maio: 15,29,
Junho: 12,26,
Agosto: 14,28,
Setembro:11,25,
Outubro: 9,23,
Novembro: 06
Coordenação:
Jeanne D’Arc Carvalho
Matheus David
Sandra Pujoni
Silvia G. Myssior