Comissões . Clínica Aleph

CLÍNICA ALEPH

Aprendemos com Freud que o avanço da Psicanálise só se dá verdadeiramente quando algo da experiência se transmite através de seus impasses. A discussão clínica como lugar de transmissão na Escola é um princípio ético de sustentação da causa analítica e, “como lugar de transmissão, impõe-se como comunidade de experiência e sempre parte de um fragmento” (Comissão de Discussão Clínica – Agenda Aleph, 2018).

Um ponto de intensão e extensão se depura ao propormos a possibilidade de acolher um sujeito que procure a Escola para um atendimento, ou acolher o trabalho clínico de algum membro que deseje construir um saber analítico junto aos colegas de Escola.

Assim, nessa proposta da Clínica Aleph, duas frentes de trabalho foram enlaçadas após um percurso de Escola: uma frente que se dispõe a acolher pessoas que demandam uma análise e o espaço Conversando sobre Ⱥ Clínica,  que propõe o estudo de textos, apresentação de casos ou fragmentos clínicos, trazidos exclusivamente pelos membros da Escola.

Os interessados em iniciar uma análise deverão fazer contato com a secretaria do Aleph que, em seguida, acionará a coordenação para o acolhimento e encaminhamento para um membro da Escola.

Os membros interessados em apresentar um caso ou fragmento clínico deverão contatar diretamente um dos coordenadores da Clínica Aleph.

Essa é a nossa aposta: que o significante comum nessas duas frentes de trabalho, ‘clínica’, convoque e apure o desejo do analista!

Frequência: mensal, às segundas quartas-feiras de cada mês
Horário: 20:30 h às 22:00 h
Local: Aleph – Escola de Psicanálise
Datas: 11 mar, 8 abr, 13 maio, 10 jun, 12 ago, 9 set, 14 out, 11 nov.

COORDENAÇÃO

Elisa Maria Montenegro Carvalho Ary (Fortaleza)

Flávia Coutinho

João Carlos Martins

Mauro Cordeiro Andrade

Sônia Leão Henriques