“O Aleph constitui um coletivo de analistas e não analistas, tendo como direção ética fundamental a Transmissão da Psicanálise.” (Carta de Princípios, 1995)
A Comissão de Direção trabalha, em enodamento com cada uma das Comissões, na escuta de proposições, questões e impasses que se endereçam à Escola e à Psicanálise.
Membros e Participantes Inscritos participaram da atualização da Carta de Princípios, do Estatuto Social e do Regulamento Interno. Estes documentos foram entregues em 2023. Nesse intervalo de tempo até aqui, e porque uma Escola pauta seus funcionamentos na abertura aos fundamentos da experiência, já estamos convocados à inclusão de elaborações e passagens que modificaram a superfície da Escola.
O estabelecimento das atividades de formação permanente na modalidade híbrida e o tão bem-vindo retorno presencial à sede do Aleph-Escola de Psicanálise marcaram esse tempo pós-pandemia. O entusiasmo vivido com os 30 anos de história do Aleph considera os efeitos do tempo nos modos de implicação de cada um com o fazer escola, nos desafia a interrogar vias que desalojem do cansaço e relança a importância da existência de lugares de trabalho que sustentem, com Freud e Lacan, a questão: O que é um analista?
Comissão de Direção:
Angela Rocha
Bethânia Pena
Mauro Cordeiro
Raul Max