Comissões . Comissão de Cartel

O cartel é um meio de atualização do nosso “fazer escola”, um de seus pilares de sustentação e de via de ingresso no Aleph – Escola de Psicanálise. Além de cuidar da sustentação desse pilar, a Comissão de Cartel participa da recepção dos que se dirigem ao Aleph – Escola de Psicanálise, junto com as Comissões de Acolhimento e de Ensino.

O cartel poderá ser uma via de acesso ao saber psicanalítico, via de passagem de um interesse singular pela Psicanálise ao exercício de elaboração com e diante de alguns outros. Ele é aberto tanto a psicanalistas como a não psicanalistas.

Os interessados em participar desse modo de funcionamento da Escola poderão recorrer à Lista: Procura-se Cartel – divulgada no site do Aleph –, na qual constam temas já propostos para a formação de cartéis, como poderão também propor novos temas, que serão divulgados por um período máximo de um ano. Ao se atingir o número mínimo de participantes para a formação de cartel, a comissão entrará em contato com aqueles inscritos no tema em questão. Nesse momento, serão divulgados os nomes dos proponentes, que poderão iniciar o trabalho em torno da escolha do mais-um. Após definida essa escolha, o cartel deverá fazer seu registro na Escola, com nomes de participantes e tema.

As inscrições em “Procura-se Cartel” e os registros de Cartéis formalizados deverão ser feitos via e-mail:
aleph.psicanalise@terra.com.br

Serão realizados dois eventos em 2021:

22/06 – Mesa de debates composta por membros
da Escola, autores de artigos publicados em Transfinitos que formalizam e abordam a importância do
Cartel em uma Escola de Psicanálise.

22/09 – Jornada de Cartéis.

Comissão de Cartel
Daniel Martins
Henrique Dias Nascimento
Maria Augusta Friche