Ao propor trabalhar em cartel, cada um entra com sua implicação e subverte a lógica do grupo. Há algo do funcionamento do cartel que faz obstáculo ao conforto ou refúgio do analista no grupo. O cartel não é livre para qualquer referência. Ele se inscreve em uma escola de psicanálise. E isso tem consequência para o analista. O produto de um cartel é próprio de cada um, e não coletivo. Escola e analista pertencem a um trabalho lógico para fazer valer a transmissão da psicanálise. A partir dos efeitos escutados da última Jornada de Carteis em 2023, inaugura- se no Aleph Escola de Psicanálise a intenção de uma Jornada de dispositivos.
A inscrição de temas para cartéis é feita pelo envio de um e-mail para a secretaria do Aleph (aleph.psicanalise@gmail.com), contendo: o tema proposto, nome completo, telefone e o endereço de e-mail. Assim, o tema será colocado na lista “Procura-se Cartel”, permanecendo até haver um número mínimo de inscritos ou durante o período máximo de um ano.
Aos interessados em se inscrever em algum tema dessa lista, solicitamos o envio de e-mail para aleph.psicanalise@gmail.com com os seguintes dados: tema, nome completo, telefone e o endereço de e-mail. Quando for atingido o número no mínimo de três inscritos, a Comissão de Cartel entrará em contato com os interessados para que reúnam e decidam alguém para a função do +1.
A conjunção de no mínimo quatro se faz a partir da escolha do +1 que, se é qualquer um, deve ser alguém. O registro do Cartel na Escola será feito pelo +1 e, a partir desse registro, o tema constará na lista de “Cartéis Inscritos”. Ressaltamos que a dissolução de um cartel também é comunicada pelo +1 à Comissão de Cartel.
Comissão de Cartel:
Bruno Curcino Hanke
Heloisa Godoy
Joaquim Lavarini