Comissões . Comissão do Passe

Em outubro de 1967 [Lacan] introduziu, com a proposição do “passe”, uma evolução da primeira fórmula, que veio a ser esta: “O analista só se autoriza dele mesmo e de alguns outros. Com este procedimento, ele supunha que, para além de uma transmissão possível da psicanálise pelo recalque, poderia existir um modo de transmissão sem recalque, cujo modelo poderia ser aquele do chiste: do mesmo modo que o locutor de um chiste transmite um saber inconsciente que atiça o ouvinte, aquele que se torna analista não poderia “passar” o modo como ele reinventa a psicanálise com palavras, as “senhas” (mot de passe) estruturadas como chistes? Palavras através das quais se transmitiria não um saber universitário, mas um saber estruturado pela presença de um sujeito do desejo inconsciente?
Didier-Weill, A. Quatier Lacan. Introduction, p.18-19.
Éditions Denoel, 2001. France (Tradução livre).

 

A partir do ensino de Lacan, quando uma associação de analistas assume a denominação Escola, dois dispositivos são imprescindíveis: o cartel e o passe. A esses, vêm se somar alguns outros, fundamentais: os seminários, bem como os outros vários espaços de trabalho que uma escola vai produzindo.

O procedimento do passe encontra-se no cerne da Escola e tem se mostrado fundamental para as formações dos analistas.

Neste ano de 2022, tomaremos a tarefa de avaliar, de nos perguntar em que tempo estamos no trabalho de bem dizer a experiência do passe e seus restos na nossa
sustentação d’Escola.

Passante, passador, designação, dispositivo, cartel, estrutura, escrita, desejo do analista, formação/ formações: eis alguns dos significantes com os quais buscamos construir uma proposta, através de escritos, de discussões e de testemunhos, de modo a fazer passar a posição de nossa Escola em torno do dispositivo. Para tanto, estão previstos dois encontros para discutir e trabalhar as questões em torno do Passe, as datas que serão divulgadas oportunamente por mala direta e no site da Escola.

Estaremos aguardando a participação de vocês!

Comissão do Passe:
Elisa Arreguy Maia
Graça Curi
Maria Augusta Friche
Mônica Brandão
Silvia Myssior