Comissões . Comissão de Ensino

O Ensino, no Aleph, se estrutura a partir da proposta de Formação Permanente em Circuito, que articula os espaço de Leitura, de Investigação e dos Fundamentos. Cada espaço se ocupa, no seu ritmo e estilo, do ensino da psicanálise e sua transmissão, levando-se em conta a premissa de que ‘a Escola é para a psicanálise’. A implicação de cada um é imprescindível para que o fazer Escola se efetive, no trabalho dos seminários, nas reuniões de atividades, nos espaços da Escola.

A Comissão de Ensino participa da escuta dos que se aproximam da Escola – seja para frequência dos seminários, trabalho em cartel ou mesmo para conhecer um pouco mais sobre o seu funcionamento -juntamente com a Comissão de Cartel e o Acolhimento. Também se propõe a acompanhar os movimentos da Escola, suas demandas e projetos ligados à transmissão e ao Ensino. Para o ano de 2024, a Comissão de Ensino reitera e acompanha a nova modalidade de transmissão do Seminário de leitura de Lacan, inaugurada em 2023, quando cada lição do texto passou a ser incumbência de um membro ou participante inscrito, ou mesmo de um cartel. O texto a ser trabalhado será ainda o Seminário 19, …ou pire, iniciado em 2023, uma vez que o ritmo do seminário é marcado pela pulsação observada em cada encontro, e não por uma cronologia fixa.

Assim, a Comissão de Ensino segue a aposta em uma escola para psicanálise, onde a transmissão é sempre de um saber em falta, a ser sustentado pelo discurso do analista, agenciado pelo objeto a, causa de desejo.

Bem-vindos a 2024!

Comissão de Ensino

Cristina Holzinger
Mônica Belisário