Comissões . Comissão de Ensino

Com a pandemia da Covid-19, o ano de 2021 nos coloca, mais ainda, ante o real que nos assola. Nesse contexto, e diante da necessidade de manter o distanciamento social, seguiremos com as atividades de forma remota.
Essas atividades dão suporte à formação permanente que se faz em circuito no Aleph – Escola de Psicanálise. Circuito que enlaça os vários espaços de ensino – Leitura, Fundamentos e Investigação –, uma superfície em que cada participante traça seu percurso de acordo com sua questão e em seu tempo. Sem seriação, esse percurso permite cortes e amarrações e produz a implicação do participante e da Escola em um traçado moebiano.

Passado algum tempo deste modo de funcionamento, a experiência confirma que a formação do analista resulta de uma transferência de trabalho e supõe uma interlocução, de tal modo que cada um é provocado a tomar a palavra e a “colocar algo de si”.

Hoje, a Comissão de Ensino tem como horizonte o desafio de renovar a aposta da Escola na estrutura moebiana do circuito. Produzir um maior enodamento entre os diversos espaços de trabalho, de modo que esse enlaçamento traduza a política de ensino do Aleph – Escola de Psicanálise.

Comissão de Ensino
Grace Simões
Lícia Dias
Valéria Brasil