Comissões . Comissão de Ensino

ENSINO

O que nos dá a direção é o inconsciente – um saber insabido que, diferente do conhecimento, faz enigma. Fazer disso a trilha de um ensino e sua eventual transmissão é o desafio a que nos propomos no tempo, já longo, de nossa experiência. O tempo, efêmero, deixa marcas que causam … significantes que sulcam uma superfície e fazem a história de uma Escola e seu ensino.

Um ensino apoiado nos fundamentos de Freud e Lacan, cujo estilo hoje se apura: acolher do participante de nossos Seminários, “uma consequência em que ele precise colocar algo de si”, tal como Lacan escreveu na abertura de seus Escritos.

Os Seminários apresentados nesta Agenda têm modalidades variadas, com temporalidade distintas assim como coordenações diversas, incumbidas de sustentar a transferência de trabalho à causa analítica. Cada proposta articula-se a um Circuito de Leitura de Freud e de Lacan, de Investigação e de Fundamentos.

Este ano a Escola lê, investiga e busca os fundamentos teóricos da articulação entre o trauma e a identificação, que resultou no tema de nossa XXV Jornada: A sombra do trauma e a Identificação.

 

COMISSÃO DE ENSINO

Grace Simões

Jeanne D’Arc Carvalho

Leila Mariné Guimarães