Projetos de Investigação em Psicanálise
Caros colegas,
Estamos trabalhando o artigo “Além do princípio de prazer” (FREUD, 1920), neste momento, concluindo a leitura do capítulo V.
Esperamos que da próxima vez, possamos passar ao capítulo seguinte, o capítulo VI. Este é um momento denso na obra, momento em que, numa primeira parte, Freud recorre à biologia na expectativa de encontrar “suporte para a reformulação da teoria das pulsões”. Na segunda parte, nos comunica a diferença de precisão dos avanços que havia feito na teoria das pulsões com a “ampliação do conceito de sexualidade e a formação do narcisismo”, confessando que seu terceiro passo [a distinção da ‘pulsão de morte’] neste caminho, são ‘especulações’ – o que não impede que possamos nos “entregar a um curso de pensamento, persegui-lo até onde ele conduz, só por curiosidade científica […]”
Convidamos os colegas a trabalhar este capítulo VI, a partir da leitura prévia de cada um, para que possamos nos deter nos pontos de torção apresentados ali.
Sugerimos a tradução feita por Eduardo Vidal que se encontra na revista da Letra Freudiana n. 51, bem como, a leitura do artigo “Analogias, enodamentos e nexos” que se encontra na mesma revista (VIDAL, 2019, p. 43).
Aguardamos vocês, sexta-feira, dia 23 às 10:30h em formato híbrido.
Coordenação:
Bethânia Pena
Flávia Coutinho
Graça Curi
Lícia Dias
Paula Strozenberg