O Ensino no Aleph, se estrutura a partir da proposta de uma Formação Permanente em Circuito. Tomamos este termo circuito em seu sentido etimológico: circuitus é “caminhar em torno de, rodear, girar“.
Partimos da ideia de que uma política de Ensino em uma Escola de Psicanálise deve ser “suficientemente permeável à surpresa e ao incômodo, ao mesmo tempo suficientemente impermeável para que sirva como proteção”, tal como Freud opera com estes termos – permeável, impermeável – no Projeto (1895).
Ao nos orientarmos pela ideia de que a formação em Psicanálise é permanente, a proposta de Ensino não se caracteriza por uma seriação sequencial, mas articula três circuitos que se entrelaçam: de Leitura, de Investigação e dos Fundamentos, onde cada um, cada sujeito, traça seu percurso no seu tempo.
Os circuitos ocupam-se em seu ritmo e em seu estilo, do ensino da psicanálise e sua transmissão, levando em conta a premissa de que “a Escola é para a psicanálise”.
A implicação de cada um é imprescindível para que o fazer Escola se efetive, no trabalho dos seminários, nas reuniões de atividades, nos espaços da Escola.
A Comissão de Ensino participa da escuta dos que se aproximam da Escola – seja para frequência nos seminários, para o trabalho em cartel, assim como para obter informações sobre o seu funcionamento – juntamente com a Comissão de Cartel e o Acolhimento. Também se propõe a acompanhar os movimentos da Escola, suas demandas e projetos ligados à transmissão e ao Ensino.
Para o ano de 2025 a Comissão de Ensino reitera e acompanha a nova modalidade de transmissão do Seminário de Leitura de Lacan, inaugurada em 2023, quando cada lição do texto passou a ser incumbência de um membro ou participante inscrito, ou mesmo de um cartel. Seguiremos no eixo temático que nos leva em 2025 à leitura do Seminário 20 – Encore.
Bem-vindos ao trabalho !
Comissão de Ensino
Daniel Ramalho Martins
Jeanne D’Arc Carvalho
Leila Mariné Guimarães