Encontros na Escola – A Escrita da Guerra
Psicanálise e Política: conversa com-texto & Laços com a Cidade convidam Luiz Gustavo Vieira a dialogar conosco a partir de seu trabalho “A Escrita da Guerra: como contar uma estória de guerra verdadeira”.
A guerra é um dos mais recorrentes eventos da humanidade. Desde o início da Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914, não houve um dia sequer, até hoje, sem que alguma guerra estivesse em curso em algum lugar do planeta. Vivemos, há mais de cem anos, um período sem paz. E agora, com mais um conflito de graves proporções se desenrolando na Ucrânia e o ressurgimento e crescimento, no nível global, de discursos nacionalistas e bélicos, é necessário entender e discutir o que entendemos como guerra; qual vocabulário, quais termos e quais conceitos são usados e repetidos tanto para justificar como para se opor a conflitos armados. A palestra/fala/debate abordará uma breve história dos conflitos armados e como eles têm sido, e podem ser, representados por diversos campos da atividade humana: literatura e outras artes, política, história, psicanálise etc..
Luiz Gustavo Vieira possui bacharelado em Letras/Inglês, mestrado em literaturas de língua inglesa e doutorado em literatura comparada. Há mais de vinte anos dedica suas pesquisas acadêmicas ao estudo e análise de representações de guerra, com diversos artigos e capítulos de livros publicados sobre o tema. É membro fundador do NEGUE – Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG. Luiz Gustavo também é tradutor juramentado e tem um livro publicado em 2019: “De pai pra filhas: o que um pai diz às filhas quando a mãe não está por perto”.
Dia 11 de junho, sábado, 10.30h pela plataforma Zoom.
Entrada franqueada pelo link abaixo:
https://us02web.zoom.us/j/84735130249?pwd=aGtLaFBTQ0NCK2w1UGNqSW83MUpBdz09
Meeting ID: 847 3513 0249 – Passcode: 717898
Outras informações com Rute em 31-3281.9605 – aleph.psicanalise@gmail.com