Eventos

“O inconciente ainda” – com Eduardo Vidal

Desde tempos imemoriais, Menos-Um designa o lugar que é dito do Outro. Pelo Um-a-Menos faz-se a cama para a intrusão que avança a partir da extrusão: é o próprio significante.
Não é o que se dá com toda a carne. Somente das que são marcadas pelo signo que as negativiza elevam-se, por se separarem do corpo, as nuvens, águas superiores, de seu gozo, carregadas de raios para redistribuir corpo e carne.

— Jacques Lacan, Radiofonia, 1970

A segunda preparatória para a Jornada do Aleph contará com a fala de Eduardo Vidal, psicanalista da Escola da Letra Freudiana, sob o título “O inconsciente ainda”, que versará sobre dois textos de sua autoria:

  • “O inconsciente, encore”
  • “Substância gozante, uma heresia de Lacan”

No primeiro escrito, Eduardo faz considerações acerca das modificações no conceito de inconsciente a partir do trabalho de Lacan no Seminário 20, Encore, levando em conta o que se goza quando se fala.

No segundo, percorre a palavra “substância” nos campos da filosofia e da religião, analisando seu uso por Freud em Além do princípio do prazer e posteriormente por Lacan em Encore. Neste seminário, Lacan utiliza a expressão “substância gozante” na tentativa de “interrogar como sintoma a crença do ser falante em um fundamento que o exclui do real de um corpo que goza”.

A Escola convida os interessados a estudarem esses dois textos e participarem da exposição e do debate, na sequência dos trabalhos para a Jornada deste ano. Alguns exemplares das revistas onde foram publicados os textos da bibliografia estão à venda na secretaria do Aleph e podem também ser adquiridos na secretaria da Escola da Letra Freudiana.

Data e horário:
Dia 3 de outubro, 19h30

Local:
Na sede do Aleph e pelo Zoom

Atenciosamente,
Comissão Ampliada de Jornada

Bibliografia:

  • “Substância gozante, uma heresia de Lacan”, Eduardo Vidal, Revista 51 da Escola da Letra Freudiana, “Corpo, substância gozante?”, 2019, Rio de Janeiro
  • “O inconsciente, encore”, Eduardo Vidal, Revista 43 da Escola da Letra Freudiana, “Experiência de saber”, 2011, Rio de Janeiro