Atividades

Projetos para Investigação em Psicanálise

Após longo trabalho na coordenação do “Projetos Circuito para Formação Permanente”, constatamos que, uma vez que o funcionamento em circuito se inscreveu, de fato, na escola, houve consequências. Uma delas, a instauração do Participante Inscrito, que passa a ter sua participação franqueada nos espaços de ensino do Circuito.

“No trabalho na escola, as tensões e contradições produzidas pelo próprio trabalho – porque algo se mexe, algo se mexeu – vão produzindo a erosão do significado do que antes esteve estável: ruptura do semblant. É, pois, o funcionamento que provoca a instabilidade e impõe a mudança. Quando o funcionamento em circuito se inscreve produzindo um novo desenho da escola, isso força um rearranjo, as letras caem, nova escrita. Esta escola, Aleph, vem, então, produzindo uma escrita própria instituída em seu funcionamento. Foi necessário que a lógica da formação permanente em circuito fosse acolhida, passasse a operar, para que as letras do Projeto Circuito para a Formação Permanente, PCFP, sofressem um escoamento e dessem lugar a “Projetos para Investigação em Psicanálise”. (Trecho do trabalho apresentado na 26ª Jornada do Aleph)

Assim, também como efeito da lógica da formação permanente em circuito que opera agora na escola, comunicamos a esta Comissão que o ‘Projetos para Investigação em Psicanálise ’substitui as letras PCFP e passa a situar-se no espaço de Investigação, deixando o espaço dos Fundamentos. “Novo lugar, nova operação, queda das letras, outra escrita.”

Atenciosamente,

Coordenação do Projetos para Investigação em Psicanálise.

Os interessados deverão se dirigir à secretaria da Escola pelo telefone 3281-9605.

Frequência: semanal, às sextas-feiras.

Horário: das 10h30 às 12h.

Local: plataforma Zoom com o link enviado por e-mail, aos participantes, semanalmente.

Início: 26 de fevereiro de 2021.

Coordenação
Bethânia Pena dos Santos
elisa arreguy maia
Graça Curi
Jeanne D’Arc Carvalho
Leila Mariné Guimarães
Lícia Mara Dias

Confira o Projeto Circuito para Formação Permanente em “Atividades da Semana”